blogpontual

03 de julho de 2017

Comprar ou alugar?

Um dos maiores dilemas é, com certeza, se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Essa decisão se torna mais difícil ainda devido aos fatores externos, como a pressão familiar e da sociedade que diz que é necessário, a qualquer custo, ter a casa própria. Assim, muitas pessoas ignoram completamente o contexto de suas finanças e acabam, inclusive, comprometendo o próprio futuro!

Mas, para saber se é melhor comprar ou alugar é necessário analisar um grande cenário, por isso, essa decisão é apenas sua e de mais ninguém. Porém, podemos ajuda-lo! Confira algumas das vantagens e desvantagens de cada escolha!

Vantagens de comprar um imóvel

Realização pessoal

Esse é um dos maiores sonhos de muitas pessoas, assim, comprar um imóvel só seu traz uma grande satisfação pessoal.

Sensação de segurança e estabilidade


A casa própria é um bem seu, que, a princípio, não pode ser tomado. Essa sensação de segurança também é um dos fatores mais decisivos para a escolha da compra.

Possibilidade de valorização

Um imóvel é um bem físico, assim, tende a repor pelo menos o valor da inflação do período. Não há certeza de valorização, mas sempre existe uma grande possibilidade.

PersonalizaçãoAo comprar, o imóvel é seu! Isso possibilita a personalização da maneira que você quiser, sem a necessidade de sentir que está melhorando o patrimônio para outra pessoa.


Desvantagens de comprar um imóvel

Risco de não conseguir pagar
É necessário fazer uma boa analise financeira, sem isso você corre o risco de estourar seu orçamento e não conseguir honrar com a divindade da casa. Caso isso aconteça, você corre o risco de ficar sem o imóvel e perder tudo o que já foi investido.

Possibilidade de desvalorização 
Assim como pode haver valorização, também é possível que haja desvalorização. Se você não pensa em vender, isso não é um grande problema, mas é sempre bom ficar de olho.

Imobilidade geográfica 
Comprar acaba te deixando “preso” a localização do imóvel. Isso pode vir a se tornar uma desvantagem se você não quiser mais morar lá e não conseguir vender.

Vantagens de alugar

Menos gasto
Muitas vezes, os gastos com aluguel acabam sendo menores do que o de um financiamento ou consórcio.

Economia para comprar posteriormente
Não ter o valor para a comprar o imóvel, faz com que muitas pessoas adiem o sonho. Uma das vantagens de alugar é essa: não precisa ser definitivo e você pode economizar para a compra da casa própria. 

Mobilidade geográfica
Ao alugar é possível selecionar o local mais adequado às suas necessidades, como uma casa perto do seu trabalho, por exemplo.

Desvantagens de alugar

Pagar por algo que não é seu
Talvez essa seja a maior desvantagem de morar de aluguel. Afinal, você paga por um bem que não é seu, a longo prazo acaba virando um “dinheiro morto”.

Reformas e melhorias em algo que não seu
Muitas vezes, reformas e melhorias serão necessárias para manter o imóvel agradável. O único problema é que quando você for embora, as obras ficam e agregarão valor ao proprietário.

Instabilidade
Morar de aluguel não garante a estabilidade de poder ficar no local até quando desejar. A qualquer momento, o proprietário pode solicitar a saída, mesmo que você seja um bom pagador e que cuide bem do imóvel dele.

Reajustes no valor do aluguel
Assim como o valor dos imóveis pode aumentar, o aluguel também costuma ter um reajuste anual. Em períodos de crescimento econômico o valor pode subir muito, uma vez que os proprietários não ficam com receio de perder os inquilinos devido a facilidade de encontrar outros.

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual