blogpontual

23 de junho de 2017

Decoração clássica: inspire-se nessa décor atemporal!

Marcado por linhas elegantes e ricas, a décor clássica nunca saiu de moda! Com origens na arquitetura grega e romana, o requinte é uma das características mais visíveis e apreciadas. Com o passar do tempo, essa decoração recebeu muitas influências francesas e inglesas e, hoje em dia, consegue ser mesclada belamente com um toque de modernismo.


A décor clássica é marcada pela simetria e elegância, e é exatamente aí que reside o seu singular requinte: na harmonização de todos os elementos que, independente do cômodo decorado, possuem um design característico e marcante. Na paleta de cores, normalmente encontra-se tonalidades como bordeaux, marrom, preto, verde e azul marinho. Mas, se a busca for uma decoração clássica-moderna, apostar em tons neutros, como branco, cru, bege e tons pasteis, faz toda a diferença. O importante na paleta de cores é que ela seja fechada e discreta, pois o foco do clássico fica nos adornos e móveis.


Na maior parte das vezes, o mobiliário que compõe essa decoração é produzido em madeira escura e possui acabamentos bem trabalhados. Os pés e puxadores deixam de ser detalhes e passam a ser parte importante da composição, com design trabalhado eles dão um toque quase retrô no ambiente. No quarto, as camas costumam ser grandes e possuem cabeceiras trabalhadas e, em casos onde a linha decorativa é seguido à risca, é possível encontrar até camas com dossel.  Na sala, poltronas de couro e cadeiras estofadas integram e harmonizam-se com o resto da décor.

Além disso, a iluminação também é um elemento-chave, lustres, abajures e pendentes podem ser usados sem medo, só deve ser observado se o design segue a mesma linha dos outros objetos. Aposte também em uma iluminação quente, com lâmpadas amarelas, assim, elas conseguem, inclusive, ser protagonistas na decoração. Em lugares que necessitam de maior iluminação, é possível mesclar focos de luz branca com a luz principal – amarela. 


Por fim, é importante dedicar um tempo especial para escolher os acessórios, afinal, esse estilo decorativo usa e abusa deles, mas isso não significa que é uma profusão exagerada de objetos. Cada detalhe deve ornar com a o todo, evitando uma decoração pesada, assim, na hora de escolher os adornos e objetos diversos, o bom e velho bom-senso deve reinar. O ideal é ter ajuda de um profissional da área de decoração, mas se isso não for possível, buscar inspirações na internet, ou pedir ajuda para amigos é uma ótima escolha. O mais importante é deixar a imaginação aflorar para criar um ambiente cheio de bem-estar, onde funcionalidade e beleza andam lado a lado!


Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual