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15 de julho de 2017

Home office: como conseguir separar casa e trabalho?

Com as mudanças de estilos e hábitos, a adoção do home office tem crescido cada vez mais. Porém, só porque você trabalha em sua própria casa, não significa que tenha que ter um estilo de vida antiprofissional e informal, ou deixar que seu home office vire sinônimo de falta de competência!

Muito profissionais encontram dificuldades em separar o trabalho da vida doméstica e acabam misturando as duas coisas. O importante é saber que o home office é a sua empresa, assim é necessário pensar e cuidar de todos os detalhes. Além disso, é o seu nome e trabalho que está em jogo, então, que tal começar a separar, e muito bem, sua vida pessoal da profissional, mesmo que elas estejam no mesmo lugar?

1. Realmente tenha um home office

Trabalhar em casa torna possível acordar 5 minutos antes da hora que se deve começar a trabalhar, porém pegar o computador e iniciar as atividades ainda na cama é um grande erro! Isso, porque o seu corpo não entende que está na hora de trabalhar, assim, o dia não rende absolutamente nada e você acabará mais cansado e estressado. 

Tenha uma postura semelhando a de quem trabalha em escritório. Para isso, separe um canto da casa que tenha iluminação adequada, coloque móveis que façam você se sentir bem e confortável e trabalhe ali, assim, a preguiça não atrapalha o seu desempenho.

2. Nada de pijama!

Assim como o local, as roupas também são importantes. Trabalhar de pijama também faz o corpo não saber que é hora de trabalhar, por isso, troque de roupa! Não precisa se arrumar muito, basta escolher peças confortáveis e que não sejam pijama. 

3. Não misture tarefas

Estar em casa abre um grande leque de possibilidades, como poder lavar a louça ou colocar as roupas na máquina entre uma tarefa e outra do trabalho. Porém, saiba que misturar as tarefas domésticas com as do trabalho não é uma opção saudável, isso cria uma grande divisão de atenções e você acaba não tendo o desempenho esperado em nenhuma das coisas que está fazendo. Por isso, resista à tentação e faça as coisas da casa antes ou depois do seu expediente.

4. Organização é essencial

Esse é um ponto muito importante, então, se você é daquelas pessoas que só mantinha a mesa do escritório arrumada porque estava em um ambiente corporativo, saiba que a organização não deve ser abandonada nunca! No home office você precisa saber, em tempo hábil, onde cada coisa está, além de necessitar de um espaço amplo e confortável para trabalhar.

5. Estabeleça regras

Crie regras para você mesmo e para quem divide a casa com você. Todos terão que entender que, mesmo em casa, você está trabalhando! Então, para você mesmo, estabeleça horários e eduque-se para não atender chamados domésticos ou de amigos. Também é necessário que quem mora com você saiba isso e não faça barulhos desnecessários, escute música em volume alto ou te chame inúmeras vezes. Você está ali a trabalho, então é como se não estivesse!

Lembre-se que essas são apenas dicas para que você consiga trabalhar de forma mais produtiva, mas adapte sua rotina e garante seu bem-estar pessoal e profissional, muitas vezes vai parecer que o trabalho não acaba nunca e em outras que não há nada a ser feito, por isso, é tão importante separar a vida doméstica do home office, assim, você garante que suas tarefas sejam feitas de maneira correta e que sua tenha tempo livre para a família, sem sobrecarregar e nem ser antiprofissional.  


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