blogpontual

22 de outubro de 2021

Confira 5 dias para preparar a casa na chegada de um novo pet

Adotar um animalzinho é bom demais e, além disso, pode ser mesmo importante para a saúde e o bem-estar dos humanos. Mas é preciso responsabilidade nesse momento. É essencial preparar a casa ou o apartamento à chegada desse novo membro, para que tudo saia perfeitamente nesse momento. Confira cinco dicas para promover o enriquecimento ambiental aos pets.

Segurança em primeiro lugar

O mais importante é manter o bichinho seguro.  No caso de gatos em apartamentos, por exemplo, é essencial a instalação de telas de proteção. Os bichanos adoram um solzinho e um movimento de rua, então certamente irão eleger as janelas um de seus lugares favoritos da casa. Para que eles possam curtir essa atividade sem problemas, é primordial protegê-los contra quedas. No âmbito geral - para cachorros e gatos de casa e apartamento - as dicas são manter fechadas todas as alternativas de fuga e ficar de olho em escadas e vidros.

Hidratação

Se a água é elementar para a sobrevivência dos humanos, também é para os pets. Mas é claro que eles não exatamente sabem disso e podem acabar ficando horas, até dias sem se hidratar, resultando em problemas de saúde como cálculos renais. Uma dica é não concentrar o acesso em um lugar, mas sim espalhar bebedouros pela casa ou pelo apartamento. Gatos, por exemplo, não gostam que os potes de água fiquem ao lado da comida - e preferem água corrente. 

Fique de olho nas plantas

Plantas podem ser grandes companheiras, principalmente para quem mora em apartamento e quer algum refúgio da selva de pedra das cidades. Mas é preciso estar alerta para as espécies que são tóxicas para os animais. Alguns dos nomes mais conhecidos e que precisam ser evitados são a Comigo-ninguém-pode, a Costela-de-Adão, a Jiboia e a Azaleia. Por outro lado, plantas como a Palmeira de Jardim, a Samambaia, a Calateia e a Orquídia estão liberadas. Uma boa dica é apostar em gramas de trigo. Além de não fazer mal, ela possui nutrientes importantes para cães e gatos.

Promova a interação com a casa

Não é sempre que os humanos detêm tempo para passar o dia inteiro com os animais em casa. E, como aconteceria também conosco, eles se sentem entediados. O resultado pode ser desastroso, com destruição de móveis e cortinas na busca por ter o que fazer. Por isso, é importante fazer com que a casa não seja apenas nossa, mas também deles. Invista em brinquedos e equipamentos que promovam enriquecimento ambiental. Envolver comida nesse processo pode ser uma boa para atraí-los.

Cuidado com móveis e tecidos

Promover o enriquecimento ambiental é importante não apenas para gastar a energia acumulada, mas também para evitar que danifique itens da casa. Invista em arranhadores, para que gatos não afiem as unhas em sofás, e tapetes higiênicos, para que cachorros não façam as necessidades onde não devem. 

 

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp