blogpontual

15 de outubro de 2021

Confira 5 dicas para limpar a casa depois do inverno

Confira 5 dicas para limpar a casa depois do inverno


A chegada da primavera é motivo de felicidade. As temperaturas ficam mais amenas, os dias ganham mais cores e as flores perfumam as ruas. Mas para aproveitá-la ao máximo, é preciso deixar o inverno para trás. Preparar a casa para a nova estação é, também, saber se livrar dos resquícios dos dias frios. Confira, abaixo, cinco dicas para ajudar nesse processo.

 

Foco em tirar o mofo

Um dos principais inimigos durante o inverno, principalmente em regiões mais úmidas, é o mofo. Ele é mais presente nessa estação pois o ar circula menos e, dessa forma, facilita a proliferação de fungos. A dica essencial para combater esse vilão é uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre - o ácido acético presente neste será a principal arma nessa batalha. A solução é feita com 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em recipiente fundo para deixar borbulhar bastante. Na sequência coloque o líquido em um borrifador e espalhe pelas superfícies e objetos atingidos pelo mofo, deixando agir por dez minutos.

 

Higienizar cobertas

Na mudança do inverno para a primavera, trocamos os pesados cobertores por mantas e lençóis mais leves. Guardados desde o verão ou o outono, eles precisarão de higienização. A dica mais certeira aqui é lavá-los com sabão antibactericida, o colocando junto ao sabão em pó na máquina de lavar, sempre selecionando o método certo no equipamento. Caso não tenha máquina de lavar, não há problema. É possível higienizar lençóis e outras roupas de cama somando o sabão antibactericida com água morna.

Em caso de manchas amareladas, típicas de objetos guardados por muito tempo e consequentemente atingidos por fungos e bactérias, o aliado já é conhecido de quem leu o item anterior: o vinagre. Basta colocar o lençol de molho junto ao líquido e acrescentar água quente. Branco e brilho voltarão a aparecer.

 

Limpar eletrodomésticos

É na mudança do inverno para a primavera, também, que ocorre a substituição dos eletrodomésticos. Sai a estufa, entra o ventilador. O coitado, porém, deixado de lado desde o verão, pode ter juntado bastante pó nesse tempo todo e precisará ser lavado - afinal, um equipamento sujo gasta mais energia e pode acabar prejudicando a qualidade do ar.

No caso de ventiladores de teto, utilize um aspirador de pó ou espanador. Com um pano úmido, limpe todas as superfícies e deixe secar. Na hora de limpar os ventiladores de pé ou de mesa, é necessário antes de tudo tirá-los de tomada. Depois, desconecte a grade de segurança e com a ajuda de um aspirador retire todo o excesso de poeira, passando na sequência para as hélices e a parte traseira. Espanadores e escovas macias também podem ser utilizados nesse processo.

 

Repensar os ambientes

A passagem de estações também é oportunidade para dar uma mudada na casa como um todo. Aproveite esse momento de mudanças para repensar cômodos, decorações, cores. Trocar os tons acinzentados do inverno pela vivacidade da primavera, por exemplo. Pensar em novas plantas para fazer os ambientes mais gostosos, trocar os móveis de lugar. Se essa é a estação das flores, deixe a criatividade aflorar.

 

Abra as janelas!

Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer. Luiz Galvão e Moraes Moreira já deram a dica em Preta, pretinha. Se a primavera proporciona uma aproximação maior com o sol, temperaturas mais amenas e aromas de flores, utilize tudo isso a seu favor. Psicologicamente, claro, mas também para se livrar de qualquer resquício físico do inverno. A luz do sol e o ar primaveril se encarregam de levar embora bactérias, fungos e o que mais não for interessante na próxima estação.

 

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp