blogpontual

20 de setembro de 2017

Dia do Gaúcho - Dicas para preparar seu churrasco nesse feriado

Churrasco no Rio Grande do Sul não é uma simples refeição. A tradição gaúcha remete a confraternização e companheirismo, momento de reunir os amigos e a família para saborear uma comida feita com dedicação.

Confira abaixo as dicas que preparamos para assar um churrasco tri bom!

Tudo começa pela entrada

Os convidados chegaram, mas o churrasco ainda vai demorar um pouco para começar a ser servido. E agora? Ofereça algumas entradas como tira gosto. Castanhas, amendoins, queijos e pãezinhos torrados com patê são uma bela pedida. Drinks como uma boa caipirinha também caem muito bem nessa hora.

Manuseando o carvão

O ideal é colocar todo o conteúdo do saco de carvão em apenas um canto da churrasqueira, deixando somente uma pequena parte sob o local onde ficará o espeto. Acenda e vá trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro, conforme necessário. Obs: a carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. 

Distância da brasa

Para assar, use as alturas aproximadas de 40 cm para pedaços médios de carne e 60 cm para pedaços grandes.

Carne de qualidade

Compre as carnes em um açougue de confiança. Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.

Quantidade certa

Evite o desperdício, mas também não deixe faltar carne para os convidados. 500 gramas para cada pessoa é uma quantidade bacana, considerando que há quem coma mais e quem coma menos.

Os melhores cortes

Picanha, costela, fraldinha, maminha e alcatra são os cortes de gado mais tradicionais e que mais caem bem no gosto das pessoas, além da linguiça/salsichão. Aposte num filé mignon caso queira inovar!

Devagar se vai ao longe

Estime mais ou menos uma hora do momento de acender o fogo na churrasqueira até a hora de servir. Ao final, a carne deve estar com uma consistência firme, mas não dura. No entanto, não tenha pressa para preparar e assar um churrasco. Aproveite esse tempo com os seus convidados para jogar conversa fora e desfrutar da boa companhia. Cuide apenas para não se distrair e deixar o churras passar do ponto! 

Variedade

Para aumentar o cardápio, legumes no espeto funcionam muito bem. Abobrinha, batata, cebola, tomate e pimentões são alguns exemplos que ficam muito gostosos assados. Tempere com um pouco de sal, azeite e outros condimentos de sua preferência.

Erros comuns que você pode aprimorar

- Não exagere no sal. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedacinhos menores para peças pequenas. Você pode moer uma quantidade no liquidificador, se quiser. 
- Nunca fure as carnes com um garfo, pois elas perderão líquido e, consequentemente, ficarão secas, sem suculência.
- Não coloque a carne de volta na churrasqueira depois que ela ficou pronta e esfriou. Evite que isso aconteça calculando o tempo para servir no momento em que seus convidados estiverem todos presentes.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e bom churras! ;)

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp