blogpontual

17 de setembro de 2021

Dicas na hora de investir em alugueis

Rentabilidade, estabilidade, segurança. São diversos os fatores que transformam a locação de imóveis em uma excelente alternativa de investimento. A capitalização, no entanto, requer tempo de estudo para que todos os pontos saiam conforme o esperado e o retorno financeiro compensem em curto prazo.

Atualmente, os aluguéis ocupam a segunda posição na lista de preferência do brasileiro na hora de investir, atrás apenas da poupança. A popularidade dessa escolha se dá por não haver necessidade de deixar o dinheiro parado para que renda: todo mês, o montante combinado entre proprietário e inquilino será depositado. Além disso, dificilmente o imóvel sofre desvalorização, ao que os prejuízos são reduzidos. Pelo contrário: a urbanização faz com que determinadas áreas sejam engrandecidas com o tempo, possibilitando ao dono incrementar o valor cobrado.

Confira dicas para fazer boas decisões na hora de colocar um imóvel para alugar. 


1- Imobiliária de Confiança

Um dos itens mais importantes é a escolha de uma imobiliária de confiança para conduzir os negócios. Esse cuidado é fundamental para que você otimize o resultado e minimize transtornos.


2- Cálculo

Ter os valores dessa equação na ponta do lápis é fundamental na hora de estipular o valor a ser cobrado. Montante pago na compra do imóvel, possíveis instalações de estruturas e gastos com condomínio e IPTU são alguns dos itens indispensáveis na hora de definir quanto o inquilino irá pagar mensalmente. Existem variáveis como oferta e procura, preço do metro quadrado na região e comodidade. Uma dica interessante é comparar com o que é cobrado pelos vizinhos.


2- Conheça o seu bem

O dinheiro conquistado com muito trabalho precisa de carinho na hora do investimento. Então, na hora de comprar um imóvel para colocá-lo para locação, tire um tempo para conhece-lo melhor. Apurar detalhes, entender necessidades e realizar melhorias. Alguns gastos podem ser precisos nesse processo, mas é importante ter em mente que tudo faz parte do plano para que o espaço seja atrativo e, dessa forma, esteja sempre ocupado.


3- Use a cabeça

Na hora de escolher o imóvel é preciso deixar os afetos de lado e pensar racionalmente. Nem sempre a casa ou o apartamento que lhe agradam mais pessoalmente serão os mesmos que cairão nas graças do locatário. Por isso, é necessário pensar sempre no lucro. Pense sempre que não irá morar neste local, mas usá-lo como fonte de renda. 


4- Não se acomode

Um imóvel cuja função é o aluguel pode representar retorno financeiro mensal por muito tempo. Mas, para isso, é importante entender que, conforme os anos vão passando, naturalmente melhorias precisarão ser feitas. Separar um montante para realizar reparos estruturais fará com que o valor cobrado esteja sempre condizente com aquilo que você pretende receber e, acima disso, que o espaço continue atrativo mesmo após vários anos. 


5- Combinado não sai caro

Essa dica vale tanto para proprietário quanto locatários. Estabelecer contratos, com direitos e deveres, evita desgastes necessários para todos os lados e facilita a convivência. Buscar a assistência de especialistas pode ser interessante neste momento, tudo para que os termos representem exatamente aquilo que ambas as partes desejam.

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp