blogpontual

18 de novembro de 2021

Dicas para melhorar a iluminação de casas e apartamentos

É gostoso demais ter uma casa bem iluminada. A sensação de bem estar se eleva, consequentemente contribuindo para uma maior qualidade de vida. Nesse processo, porém, é preciso estudar bastante para entender que nem sempre mais lâmpadas resultam em uma iluminação otimizada - e que às vezes um escuro é tudo o que precisamos. Confira dicas fundamentais para esclarecer a mente:


Use a decoração como aliada

A decoração da casa não serve apenas para transformá-la num lar, dar traços de personalidade ao imóvel. Ela pode ser utilizada também na hora de otimizar o uso de energia elétrica. Medidas simples como organizar os móveis de forma que favoreçam a entrada de sol são altamente recomendadas. Outra dica é apostar em vidros e espelhos. Eles vão ajudar a refletir melhor as luzes naturais. Por fim, escolha cores claras para cortinas e paredes.

Varie as fontes de luz

A luz que você necessita em um determinado momento pode não ser a mesma que outra pessoa no ambiente precise. Pode não ser nem mesmo a mais adequada para você meia hora depois. Por isso, é importante apostar em fontes variadas de luz em um mesmo ambiente. Ter uma lâmpada no canto de trabalho, outra para leitura e outra para iluminação torna o espaço mais prático e ainda contribui para a economia de energia. 

Tenha em mente que cor e temperatura ganham o jogo

Cores são muito mais importantes do que pensamos. São elas as principais responsáveis por indicar as sensações que um ambiente proporcionará. Lâmpadas com luzes claras nos deixam mais atentos, enquanto as mais amareladas nos passam conforto. Tenha em mente essas informações tanto na hora de escolher a iluminação, quanto ao determinar as cores das paredes e móveis.

A moda das fitas de LED

Fácil instalação e baixo consumo de energia. Com apenas uma frase, já é possível entender porque as fitas de LED são a última moda em decoração funcional para casas e apartamentos. Versátil, esse equipamento pode ser utilizado em qualquer cômodo e representa uma fonte de luz indireta, com o objetivo de auxiliar ou até mesmo substituir a luz central, mas também de contribuir na decoração. 

Sem exageros

Lâmpadas e lustres são, claro, muito bem-vindos em qualquer ambiente. Mas é preciso cuidado para não haver exageros. Use e abuse da luz do sol e dos conceitos de cor e temperatura para que, ao fim, apenas o essencial de fontes artificiais sejam instalados.

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp