blogpontual

10 de setembro de 2021

Investir em imóveis representa opção segura e de retorno garantido


    
Dinheiro se conquista com muito esforço e, por isso, na hora de investir os ganhos é preciso análise criteriosa de oportunidades e riscos. Nesse sentido, um olhar atento para o setor imobiliário pode ser interessante, principalmente na hora de variar as frentes de atuação. Apostar em imóveis, historicamente, é uma opção segura, inteligente e com retorno garantido.

Ao contrário de outras opções, o investimento imobiliário costuma seguir tendência de valorização. O reflexo é segurança e estabilidade, características que se tornaram fundamental no momento de incertezas. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mesmo com todos os obstáculos o setor imobiliário conseguiu fechar 2020 em alta. Os dados divulgados recentemente pelo órgão apontam ainda que, nos últimos dez anos, a valorização de casas, apartamentos e salas foi de 9,4%, 44% a mais que os rendimentos de poupança no mesmo período. 

Esse ganho constante se explica. Segundo o IBGE, o aumento populacional vem se intensificando. O resultado é aceleração constante da demanda, da procura por imóveis já existentes, pois as empresas do setor da construção não conseguem suprir essa produção. Ao mesmo tempo, o investimento no setor imobiliário não pode ser congelado pelo governo, como é possível acontecer com a poupança, fortificando a segurança. 

Entretanto, assim como todo investimento, é preciso estar atento para que o dinheiro conquistado a tanto custo não se desmanche no ar. A primeira é munir-se de informações. Conhecer o imóvel, estudar o mercado imobiliário local e geral, entender como lidar com financiamentos, linhas de crédito, juros. A segunda é desenvolver um olhar de investidor. Muitas vezes, as aparências do imóvel escondem problemas sérios e, por outro lado, espaços que à primeira vista podem parecer desgastados podem ser ótimas oportunidades. Por fim, é fundamental saber que, neste setor, é fundamental que haja liquidez – ou seja, agilidade em transformar o investimento em dinheiro no bolso. 

Confira, abaixo, algumas possibilidades de investimento em imóveis


1. Terrenos: Terrenos são espaços conhecidos como grandes geradores de riquezas, pela valorização rápida que possuem, podendo ser vendidos por quantias bem maiores do que foram adquiridos. A explicação é a constante expansão das cidades brasileiras, principalmente as de médio e grande porte. 

2. Na planta: Nessa opção, as construtoras disponibilizam o imóvel antes ainda de ele estar pronto. A ideia, aqui, é adquirir a casa ou o apartamento ainda em estágio inicial das obras, ou ainda apenas na planta, para revendê-lo por valor superior depois de finalizado. Também existe a opção realizar a venda antes mesmo do local estar pronto para ser ocupado, conforme a valorização e o andamento da construção. 

3. Usado: Aqui, o plano é comprar o imóvel usado e investir em melhorias para revendê-lo por valor superior. Além da venda, o imóvel reformado pode ser usado como locação, tendo retorno mensal.

4. Imóveis comerciais: Ainda dentro da expansão das cidades, é interessante também constatar que, à medida em que uma região cresce, empreendimentos como mercados, escolas e escritórios se tornam necessários. Surge aí também boa oportunidade de investimento no setor imobiliário. A dica aqui é escolher espaços bem localizados e adaptáveis aos mais diferentes serviços. 

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp