blogpontual

17 de dezembro de 2021

Vai viajar? Confira um checklist do que fazer para deixar a casa em ordem.

Vai viajar? Confira um checklist do que fazer para deixar a casa em ordem

 

Antes de pegar a estrada é preciso seguir uma série de passos para não ter nenhuma surpresa no retorno

 

Viajar é ótimo, voltar para casa é melhor ainda. Mas para garantir essa tranquilidade no retorno, é preciso tomar uma série de cuidados com a casa que ficará desabitada por alguns dias. Confira esse checklist completo de atividades que precisam ser feitas antes de encarar a estrada nesse final de ano.

 

Tire tudo das tomadas

Longe de casa, não será possível ter controle em relação a possíveis curtos-circuitos ou outros problemas elétricos que podem causar incômodo ou até mesmo tragédias, como um incêndio. Por isso, lembre-se de deixar todos os eletrodomésticos e eletrônicos fora da tomada. Além de se prevenir, você também garante uma economia na conta de luz.

 

Geladeira e armários

Em caso de viagens mais longas, é importante dar uma verificada nos alimentos que ficarão em casa. Como a ideia é desligar eletrodomésticos como a geladeira, reserve um tempo para analisar a validade dos produtos que estão armazenados nela e também nos armários, evitando assim aqueles odores desagradáveis na volta para casa. Tudo aquilo que não será consumido até a data da partida precisa ser posto fora ou, se ainda em condições, doado para quem precisa.

 

Janelas

Esse cuidado é absolutamente necessário porque tem duas funções. Manter as janelas fechadas e trancadas é importante para fortalecer a segurança da casa, antes de tudo, mas também para evitar que uma possível chuva entre e danifique móveis e equipamentos. Confira, até mesmo mais de uma vez antes de sair, se todas estão totalmente lacradas e garanta uma viagem bem mais tranquila.

 

Dedetização

Pode acabar custando um dinheiro, mas considere a dedetização um investimento para evitar ser surpreendido com as visitas indesejadas de insetos como baratas no retorno ao conforto do lar. Existem no mercado diversas opções de produtos feitos para utilização em lugares sensíveis da casa, como a cozinha e o banheiro. Além disso, não esqueça de também tampar os ralos, para evitar mesmo que eles façam a festa enquanto você estiver fora.

 

Registros

Vazamentos ou estouros de canos da rede hidráulica já são um problema bem grande quando se está em casa. No caso de vários dias longe, podem ser intensificados os prejuízos - tanto na conta, quanto na perda de móveis e outros objetos. Por isso, lembre-se sempre de, antes de viajar, verificar se o registro da água está fechado. Além dele, aproveite para desligar o registro independente de gás, no caso de utilizar botijões ou gás canalizado. Mesmo que tudo esteja funcionando perfeitamente, é sempre bom evitar qualquer imprevisto.

 

Plantas

Mesmo que leve gatos e cachorros para a viagem, você estará deixando seres vivos que demandam cuidados em casa: as plantas! Por isso, antes de seguir seu caminho, reserve um tempo para garantir que tudo fique perfeito com ela nesses dias. No caso de plantas que não demandam tanta água, como suculentas e cactos, é possível preencher uma vasilha com bastante água e estender um barbante que vá dela até o vaso - isso se chama capilaridade.

Se as plantas da sua casa bebem mais, uma alternativa é colocar junto ao vaso uma garrafa de cabeça para baixo, cheia d’água, com um furo na extremidade inferior para não criar vácuo. Dessa forma, a água sairá suavemente, molhando a terra aos poucos. Se puder investir, uma boa opção é um gotejador, com diversos modelos à venda no mercado. Alguns oferecem autonomia de água por até 20 dias.

 

E aí, seguiu as dicas e fez o checklist? Então pode seguir viagem tranquilo que tudo estará em ordem na hora de voltar!

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da imóveis pontual


Entrar em contato no WhatsApp